Sarcopénia: Enfraquecimento Muscular
A Sarcopénia é a perda de massa, força e função muscular, uma condição comum associada ao avanço da idade (>50 anos), à redução das atividades físicas, à redução da produção de hormonas (testosterona e estrogénio) e consequente redução do tamanho das fibras musculares.
A atrofia muscular para além de causar dificuldades para as tarefas básicas do dia-a-dia como caminhar, tomar banho, conduzir ou até dormir, provoca também instabilidade articular levando à aceleração dos processos degenerativos e perda de capacidade funcional.
O processo de perda de massa muscular é lento e progressivo, só causando problemas adicionais, geralmente em fases avançadas da doença, podendo ser tarde para travar ou reverter.
O que fazer?
Deve procurar-se um médico de clínica geral e fazer um check-up para verificar indicadores importantes antes de iniciar a prática de exercício físico. A alimentação tem também um papel fundamental em colmatar as necessidades musculares e deve ser rica em proteínas, vitaminas e minerais.
São aconselhados exercícios de força como forma de estimulação dos principais grupos musculares e devem efetuados de forma rotinada e regularmente, respeitando a condição física, autonomias e limitações da pessoa. Os ganhos de massa magra são a prioridade e devem ser monitorizados ao longo do tempo.
Para evitar o envelhecimento com fragilidade, perda de função, dores crónicas e riscos de quedas e fraturas, deve procurar iniciar o mais breve possível a prática de exercício físico com planeamento, organização e especificidades orientadas por um profissional especializado.
Na OsteoCenter estamos ao seu dispor para retirar mais dúvidas, marcar o seu aconselhamento GRATUITO ou iniciar já com um profissional.