Será que tenho Pé Chato? O que fazer?
O pé tem a função de absorver o impacto durante o andar e é responsável pelo equilíbrio, controlo da postura e pela sustentação do corpo. As curvaturas dos pés são fisiológicas para absorver o impacto e para a passagem de estruturas como nervos, vasos e tendões. Assim sendo, os arcos dos pés podem sofrer alterações e apresentarem uma curvatura acentuada, designada de pés cavos, ou então pode apresentar uma diminuição ou ausência do arco plantar sendo conhecida como pé plano ou pé chato. Esta alteração do pé é muito comum na infância, mas pode persistir na idade adulta.
O pé chato pode aparecer devido a predisposição familiar, a uma componente de hiperlaxidez ligamentar e também é importante saber se está relacionado com alguma doença neurológica ou muscular.
O pé plano flexível tem função normal e boa mobilidade articular, sendo considerado como uma variação normal, no entanto, em alguns casos, pode ocorrer dor na parte inferior do pé ou na perna aquando da realização de determinados esforços. Pode também provocar dor nos joelhos, bacia e lombar. Quando ocorrer dor ou limitação durante as atividades, será necessária uma avaliação ortopédica.
Casos mais graves de pé plano podem desenvolver complicações quando o tratamento não é instituído atempadamente, tais como: fascite plantar, tendinites do tendão de Aquiles, tendinose do músculo tibial posterior, rigidez nas articulações e entorses no tornozelo.
Diagnóstico
O diagnóstico do pé chato inclui o exame físico em que o Osteopata irá proceder à avaliação do pé, nomeadamente o andar, o permanecer na ponta dos pés e o levantar dos dedos para verificar se despoleta o arco plantar. Também pode ser pedido para realizar exames como RX, TAC e RM de modo a efetuar um melhor diagnóstico.
É importante que o diagnóstico seja efetuado o mais cedo possível para evitar complicações anos mais tarde.
Tratamento
O tratamento geralmente é simples e focado na prevenção de lesões. É aconselhado o uso de palmilhas ortopédicas pois irão fornecer suporte ao arco, melhorar o controlo e a distribuição de pressão durante a caminhada e fornecer estabilidade. A cirurgia é indicada apenas em casos graves quando há interferência no padrão de marcha.
O tratamento mais adequado para prevenir alterações posturais e lesões realiza-se através do fortalecimento da musculatura, exercícios de propriocepção e exercícios de alongamento muscular efetuados em ambiente de reabilitação física.
Se sofre de pé plano, marque já a sua Consulta de Osteopatia para avaliação.