fbpx

Fechar

Saúde

Insónia
Saúde

Maio 2022

Insónia – Sinais, sintomas e tratamento

insónia caracteriza-se como um distúrbio do sono, ou seja, é a sensação de sono de má qualidade ou de duração insuficiente. Existe dificuldade em adormecer ou em manter o sono, podendo acordar mais cedo que o habitual e não conseguir voltar a descansar. Quanto à duração, pode ser aguda (inferior a 4 semanas) ou crónica (duração superior a 4 semanas). A insónia pode ser o principal problema ou pode estar associada a outras patologias, sendo que o stress, acontecimentos traumáticos de vida ou hábitos que perturbam o sono são das principais causas de insónia. A propensão é mais elevada no caso das mulheres ou pessoas acima dos 60 anos e pode prejudicar não apenas o nível de energia e humor, mas também a saúde, produtividade no trabalho e afetar a sua qualidade de vida.

Os sinais e sintomas de insónia podem incluir, dificuldade em adormecer, acordar durante a noite, sensação de sono não reparador, fadiga diurna ou sonolência, dificuldade em manter a atenção ou em concentrar-se, irritabilidade, depressão ou ansiedade.

Se apresentar alguns dos sinais e sintomas atrás referidos, causando-lhe perturbações durante o dia é importante consultar um médico, o quanto antes, para identificar a causa do seu problema de sono e tipos de tratamento.

Uma das terapias que ajuda no combate à insónia é a osteopatia. São usadas várias técnicas com o objetivo de avaliar e tratar disfunções estruturais e quadros de dor que possam estar na causa da insónia.

O osteopata irá intervir ao nível do sistema nervoso autónomo que é o sistema responsável por lidar com esta estimulação. Este sistema regula as diversas funções do organismo, como a digestão, a respiração, a frequência cardíaca, a secreção e a excreção. Este sistema é composto pelo sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático, sendo que é neste último que o osteopata se irá concentrar.

Para resultados conclusivos quando se trata de problemas de sono, o osteopata poderá recorrer à osteopatia craniana. É usada para avaliar e tratar a mobilidade do crânio, da coluna e sacro. Esta técnica tem como objetivo ajustar a fisiologia do corpo, restaurando o equilíbrio e o fluxo neurovascular ideal do SNC e SNA.

Se sofre de insónias, marque a sua Consulta na OsteoCenter.

Outros artigos


A osteopatia na gravidez pode ajudar?

Conheça os benefícios da Osteopatia na gravidez na fase pré e pós natal.

Saber mais

Síndrome de Tietze: Saiba do que estamos a falar

É considerada uma síndrome benigna e caracteriza-se por um processo inflamatório da articulação que liga as costelas ao esterno (junção costocondral).

Saber mais

Sabe do que se trata a Trocanterite?

A Trocanterite da anca é uma lesão dolorosa localizada na face externa da anca, com irradiação pelo membro inferior.

Saber mais
Agendar