fbpx

Fechar

Saúde

Saúde

Maio 2022

Fatores de risco para doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são várias e com tipologia diferente, podemos destacar as seguintes:

  • Doenças mecânicas do coração
    Valvulopatias que podem provocar deficiente controlo de fluxo sanguíneo levando a insuficiência cardíaca; Miocardiopatias que impedem o coração de funcionar corretamente por perda da força necessária para bombear o sangue e assim suprir as necessidades do organismo.
  • Doenças elétricas do coração
    Arritmias cardíacas (existem vários tipos de arritmias) são geralmente causadas por cardiopatias que provocam alterações do ritmo ou da frequência dos batimentos cardíacos (do coração) normalmente provocadas por problemas de condução elétrica e/ou  dos estímulos necessários ao coração para um batimento ritmado e constante.
  • Doenças Vasculares
    Ateroesclerose designa-se pela formação de placas de ateroma lipídicas e de tecido fibroso por consequência de um desequilíbrio hipercolestrolémico provocando a estenose arterial e assim reduzindo o fluxo de sangue; Arterioesclerose designa-se pelo envelhecimento das artérias que provoca a rigidez e hipomobilidade dos tecidos reduzindo o seu calibre e fluxo;  Insuficiência venosa ou doença vascular periférica, sendo as varizes a mais comum traduz-se pela doença do sistema venoso e a sua incapacidade de transporte de sangue das periferias para o coração, provocando dor, cansaço, incapacidade funcional ou em casos graves a trombose e inflamação crónica dos tecidos levando ao seu rompimento.
  • Tromboses, embolias e aneurismas são outras doenças relacionadas direta ou indiretamente com o sistema vascular.

Algumas destas doenças podem nascer com o indivíduo (congénitas) sendo necessário a intervenção médica ou o tratamento recorrente necessitando de acompanhamento pela cardiologia mas existem alguns fatores muito importantes para que o indivíduo saudável não desenvolva doença cardíaca, sendo o comportamento ao longo da vida o fator mais importante para prevenir o aparecimento, abaixo colocamos as principais:

  1. Hábitos de vida saudáveis – Nos dias de hoje sãs sobejamente conhecidos os benefícios da prática de exercício físico regular, moderado e continuado. As recomendações da ACSM (American College of Sports Medicine) para indivíduos aparentemente saudáveis são de prática 3x semana, 45mnt em intensidade moderada a alta ou de 5x por semana, 30mnt de intensidade moderada. Esta prática deve envolver essencialmente exercícios cardiovasculares e de força. Deve procurar ajuda especializada por um profissional de referência área do exercício clínico.
  2. Evitar comportamentos de risco – Tabagismo, bebidas alcoólicas e stress são três dos fatores mais importantes em termos de comportamento a evitar podendo estes fatores contribuir para a doença arterial, diabetes, avc, hipertensão arterial e por último, enfarte agudo do miocárdio.
  3. Alimentação equilibrada – Podemos designar a má nutrição como o principal fator que contribui para o excesso de peso e obesidade, a maior causa de doenças cardiovasculares no mundo. Deve optar por uma alimentação saudável, rica em frutas e legumes, carnes e peixes magros em detrimento de refrigerantes, gorduras saturadas, excesso de hidratos de carbono, refeições pré-cozinhadas, etc. A má nutrição pode desencadear várias doenças como a diabetes que afeta as artérias, doenças cardiovasculares, avc’s, etc. Pratique exercício físico regularmente.
  4. Fazer check-ups com regularidade – Para poder controlar os seus níveis de saúde deve fazer no mínimo anualmente um check-up prescrito pelo seu médico de clínica geral e familiar para rastrear os níveis de colesterol no sangue, essencialmente o LDL (Low density lipoprotein) ou colesterol mau, níveis de glicémia, triglicéridos e outros marcadores que podem indicar alguma perturbação do organismo. A prevenção é um enorme fator na longevidade e na saúde do indivíduo.

Marque a sua Consulta na OsteoCenter, tire as suas dúvidas e inicie um plano de exercício físico adaptado, acompanhado e estruturado por um profissional competente. A sua saúde é só uma.

 

Outros artigos


Saiba do que se trata a Síndrome de De Quervain

Uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente os tendões do abdutor longo

Saber mais

Porque tenho dores no Ombro?

As patologias mais comuns que provocam dor no ombro são a rotura ou tendinose dos tendões da coifa dos rotadores e o conflito articular do ombro.

Saber mais

O que é Osteopatia Pediátrica e quando procurar ajuda?

Esta prática osteopática incide na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições clínicas que afetam recém-nascidos, bebés, crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Saber mais
Agendar