Sente dores ao movimentar a mandíbula?
A articulação temporomandibular (ATM) é o local onde o osso temporal se articula com a mandíbula. É uma articulação complexa e é responsável pelo movimento de abertura e fecho da boca, sendo essencial para ações como mastigar, morder e falar.
A disfunção da ATM é o conjunto de distúrbios que envolvem a articulação e os músculos que lhe estão associados. É mais comum ocorrer nas mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade.
Causas
Este tipo de disfunção pode ter várias causas nomeadamente:
- Traumatismos da mandíbula;
- Doenças articulares (ex.: artrite), bruxismo (apertar e ranger os dentes);
- Problemas de oclusão e também tensão muscular;
Sintomas
Os sintomas mais comuns são dor ou desconforto na face, sensibilidade muscular, dores de cabeça, na região do ouvido e pescoço, estalidos e/ou dor quando abre e fecha a boca e bloqueio dos movimentos da articulação. Pode também provocar zumbidos, dor e dificuldade ao mastigar, mudanças na mordida e desgaste da articulação (artrose).
Diagnóstico
O diagnóstico consiste no exame físico composto por palpação muscular e articular com avaliação dos movimentos bem como a análise dos ruídos articulares e a avaliação da cavidade oral. O uso de meios auxiliares de diagnóstico como RX, TAC, RM servem complementarmente à avaliação clínica.
Tratamento
O tratamento da disfunção da ATM depende do quadro apresentado pelo paciente, e é feito com base na sua causa. Pode passar pelo tratamento medicamentoso, pelo tratamento terapêutico em que se recorre à utilização de goteiras, à fisioterapia e à osteopatia, e por último o tratamento cirúrgico, que é mais raro e é usado em casos mais específicos.
A osteopatia é um ótimo aliado nestes casos pois irá ajudar a prevenir quadros de dor aguda e crónica relacionados com o normal funcionamento da ATM, mas também dores que poderão aparecer na coluna, principalmente na região cervical e dores de cabeça.
É também recomendada a realização de determinados exercícios que irão ajudar a melhorar a dor na articulação, nomeadamente exercícios de fortalecimento, de alongamento e de relaxamento dos músculos da mastigação.