fbpx

Fechar

Saúde

Saúde

Março 2022

Tens dores de cabeças intensas? Saiba o que fazer

As cefaleias mais vulgarmente chamadas de dores de cabeça são muito comuns, tendo como possibilidade várias origens. A maioria são eventos transitórios idiopáticos não preocupantes mas não devemos ignorar ou relativizar uma dor de cabeça persistente ou crónica.

As cefaleias podem ter durações de minutos, horas, dias ou semanas. Podem resultar de problemas de saúde, como infeções, traumatismos cranianos, alterações da tensão arterial, glicemia ou ter uma componente hereditária ou na maioria dos casos quando passageira, ser causa desconhecida. Podem ser regulares crescentes, intermitentes, por salvas, unilaterais, bilaterais, supraorbitais, temporais, etc.

As intensidades podem ir de leve ou moderada a severa, agravando-se com a atividade física, com a luz e com o ruído.

Em alguns casos, associa-se a náuseas e vómitos ou mesmo a sintomas neurológicos sensitivos (formigueiros ou dormência na face ou membro) e visuais (perceção de pontos, linhas ou figuras luminosas).

Alguns fármacos apenas atuam nas cefaleias de intensidade baixa ou moderada.

Caso tenha sintomas severos, recorrentes e associados a sintomas secundários como, náuseas, vómitos, perda de visão, dificuldades de marcha ou de fala, deve procurar ajuda médica imediata.

Caso as suas cefaleias sejam moderadas e com períodos intermitentes sem afetar a sua normal funcionalidade e relacionadas com episódios que consiga identificar então deve procurar um Osteopata.

Marque uma consulta com o nosso Osteopata.

Outros artigos


Tem dor lombar que agrava na marcha e durante a noite? Pode ser sacroileíte.

A sacroileíte é uma lesão inflamatória das articulações sacroiliacas, local de comunicação entre a coluna vertebral e a bacia.

Saber mais

Sofre de dores na lombar? Este artigo é para si.

É importante manter a saúde da articulação lombar por meio de uma boa postura, exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e cuidados gerais com a coluna.

Saber mais

Entenda as dores na coluna: cervical e lombar

Sabia que mais de 80% das queixas dos Pacientes em contexto clínico osteopático são cervicalgias ou lombalgias. Entenda melhor as dores.

Saber mais
Agendar