Como evitar as “doenças” posturais no trabalho
É importante que o profissional conheça as rotinas posturais da sua atividade laboral e estabeleça um protocolo semanal que evite comportamentos lesivos de forma repetida e vise o equilíbrio regular das estruturas.
Deixamos abaixo 4 pontos fundamentais para poder ajudá-lo:
1 – Não deve permanecer demasiado tempo em posições de maior stress, independentemente da sua profissão (sentado ou em pé, agachado, debruçado, com os braços acima da cabeça, movimentos repetitivos do punho, mão e dedos, etc). Deve procurar de forma regular alterar o seu padrão postural e proporcionar descanso às estruturas mais requisitadas. O seu corpo “fala” consigo, por isso deve ouvi-lo, parar, recuperá-lo e de seguida voltar à sua atividade. Pode fazê-lo no próprio local onde está, basta que por uns minutos pare, mude de padrão postural e depois retorne.
2 – Deve efetuar pequenos exercícios de alongamento e mobilidade, 2 a 3x por dia (mobilização cervical ativa, rotação e extensão da coluna de forma dinâmica, chegar com as mãos aos pés seja sentado ou em pé, mobilizar ombros, cotovelos, punhos e dedos, etc). Estes exercícios podem ser efetuados durante o dia ou de manhã e à noite, o importante é fazer com regularidade.
3 – Iniciar atividade física orientada por um profissional competente, algo que goste de fazer, no seu horário de preferência e que não seja uma obrigação, antes um prazer (natação, padel tennis, dança, aulas em grupo como pilates, yoga, localizada, ginásio, etc). A atividade física orientada e regular trás benefícios de saúde alargados como, controlo de stress e ansiedade, melhoria da função cardio-respiratória, saúde articular, manutenção e melhoria do tónus muscular, prevenção e controlo de diversas doenças tais como, doenças ósseas, metabólicas, endócrinas, vasculares, respiratórias, neurológicas, degenerativas, reumatológicas, entre outras.
4 – Utilize métodos auxiliares para a sua profissão tais como, cadeira ergonómica adaptada ás suas necessidades e limitações, ecrã de computador elevado ao nível do olhar, rato vertical, almofada glútea e lombar, estabilizador neutro do punho, cinta de estabilização lombar, calçado confortável adaptado a estática do pé, roupa confortável sem comprimir as vísceras do abdómen, meias de compressão, etc.
Se depende apenas de si, comece já! Trate do seu corpo que o seu corpo tratará de si!
Gostaria de agendar um Rastreio da Dor Gratuito? Carregue aqui.