Osteopénia e a Osteoporose
A Osteopénia consiste numa diminuição gradual de massa óssea. Esta condição não é uma doença, no entanto, quando não é identificada e tratada corretamente pode evoluir para Osteoporose.
Esta situação sucede pelo facto de os ossos estarem em constante processo de renovação, sendo a Osteopénia um desequilíbrio neste processo.
A osteoporose caracteriza-se então pela diminuição da massa óssea e deterioração do osso, conduzindo assim a um aumento do risco de fratura. De um modo geral, a Osteoporose manifesta-se pela ocorrência de fraturas com pequenos traumatismos especialmente das vértebras, anca e punho. É mais comum ocorrer em mulheres no pós-menopausa e em homens com mais de 60 anos.
A perda de massa óssea, que é uma consequência do envelhecimento, pode ocorrer devido aos seguintes fatores: menor absorção de cálcio pelo intestino, alterações do metabolismo da vitamina D e uma vida mais sedentária.
De forma geral, a perda de massa óssea não provoca sinais ou sintomas. Por esse motivo, o acompanhamento através de exames preventivos é essencial para um diagnóstico precoce, para evitar o agravamento dessa condição.
Os sintomas podem surgir quando a doença está mais avançada, nomeadamente quando ocorre uma fratura, podendo causar dor.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado através de uma densitometria óssea. Este exame permite detetar a redução da massa óssea de forma precoce e precisa.
Quando realizado atempadamente há maiores chances de sucesso no tratamento, evitando assim, que a Osteopénia progrida para Osteoporose.
Prevenção
A prevenção tem geralmente mais sucesso do que o tratamento, pois é mais fácil prevenir a perda de densidade óssea do que restaurá-la. Embora atualmente não exista um tratamento disponível para reverter o quadro da Osteoporose, algumas coisas podem ser feitas para ministrar ou desacelerar perdas ósseas futuras e para aliviar sintomas que causam dor. Pode optar por uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D, aumentar os níveis de exposição solar, e também optar pela prática de atividade física regular.
A atividade física é fundamental para os pacientes com osteoporose, isto porque irá ajudar a aumentar o aporte e a fixação de cálcio no osso, a manter a densidade óssea e a diminuir a dor nas articulações. Os exercícios de força são fortemente recomendados, com o objetivo de melhoria do tonus muscular e reconstrução da matriz óssea.
Na OsteoCenter os profissionais estão preparados para ajudar nestes casos de maneira a melhorar a capacidade muscular a flexibilidade e mobilidade das articulações.
Se sofre de Osteopénia ou Osteoporose marque já a sua consulta.