Tem dor lombar que agrava na marcha e durante a noite? Pode ser sacroileíte.
A articulação sacro-ilíaca é formada pela articulação da superfície auricular do osso ilíaco com uma das superficies articulares do sacro, recebe a maior parte do peso da parte superior do corpo e é fortemente suportada por ligamentos. No entanto, o excesso de carga sobre a articulação pode provocar um ligeiro movimento articular, esticando o tecido conjuntivo e as terminações nervosas associadas da região, causando dor.
A sacroileíte é uma lesão inflamatória das articulações sacroiliacas, local de comunicação entre a coluna vertebral e a bacia. Esta articulação não é muito móvel e a sua função principal é transmitir força das extremidades inferiores para a coluna. O problema pode ocorrer por diferentes motivos e é tipicamente acompanhado de dor e rigidez lombar, dor nas nádegas e, eventualmente, dor irradiada para os membros inferiores. O sintoma mais comum é dor e sensibilidade a palpação da zona lombar baixa e nas nádegas, acompanhadas de sensação de enrijecimento da região lombar.
Além disso, pode haver irradiação para as pernas (lombociatalgia), semelhante ao observado em compressões nervosas, como na hérnia de disco lombar.
São diversas as condições ou causas que podem levar a sintomas da articulação sacro-ilíaca.
Alguns tipos de doenças inflamatórias articulares, como a espondilite anquilosante e a artrite psoriática promovem inflamação das articulações sacroilíacas;
Quando se associa a doenças reumáticas como a espondilite anquilosante, a sacroileíte pode associar-se a complicações como a dificuldade em respirar, deformações da coluna, infeções pulmonares e problemas cardíacos. A dor pode aparecer mesmo em repouso, tipicamente à noite, porém pode ser agravada por diversos fatores.
Os traumatismos agudos, como um acidente de viação ou uma queda, é outra causa de sacroileíte;
Alterações posturais podem sobrecarregar a zona, afetando as dinâmicas da marcha e do movimento lombo pélvico.
Menos comuns, são os processos infecciosos que também dão origem a sintomas nesta articulação.
O tipo de tratamento dependerá da gravidade dos sintomas e da causa da sacroileíte. Em todos os casos é importante uma boa reabilitação motora da região. Para isso é importante o tratamento ser orientado e conservador, tendo como objetivo aliviar os sintomas e diminuir as crises, que pode ser feito por meio de técnicas de alívio da dor, estabilidade da articulação e com exercícios de fortalecimento muscular localizado para evitar agravamentos.
Com a osteopatia tentamos restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
A prática regular de exercício ajuda a reduzir a dor e melhora o estado geral de saúde, contribuindo para a manutenção do peso, prevenção de outro tipo de problemas.
Os pacientes, através da Osteopatia, normalmente apresentam uma boa resposta à diminuição das dores e dos espasmos musculares, e evidenciam um excelente fortalecimento/equilíbrio muscular e da sua condição postural.